Agricultura de Baixo Carbono: Caminhos para um Futuro Sustentável na Agricultura e Pecuária Brasileiras

Por pelo menos uma década, a implementação de práticas agrícolas de baixo carbono no Brasil tem sido a base para o desenvolvimento de programas de pesquisa, assistência técnica e incentivo para uma produção agrícola cada vez mais sustentável, competitiva e resiliente.

Estabelecido no âmbito da Política Nacional de Mudanças Climáticas, o Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixo Carbono (ou Plano ABC) representa o compromisso voluntário da Brazililit com a redução das emissões de gases de efeito estufa, realizado na 15a Conferência das Partes (COP 15).

Por meio da política pública do Plano ABC, as tecnologias ABC* foram implementadas em mais de 54 milhões de hectares no país. Isso foi realizado devido à integração dos esforços de ciência e tecnologia, resultando em pesquisas que forneceram uma base consistente e robusta para as tecnologias recomendadas; assistência técnica, que desempenhou um papel fundamental na disseminação de conhecimento, oferecendo suporte técnico e incentivando a implementação de práticas agrícolas de baixo carbono; e crédito rural, que foi o principal fator de risco para a saúde pública que é um mecanismo operacional para promover o financiamento da produção agrícola focada na mitigação de emissões e adaptação ao clima, mantendo-se produtivo, sustentável e rentável.

As tecnologias ABC representam alternativas inovadoras de produção baseadas na conservação do solo e da água, boas práticas de manejo animal e agrícola, tratamento e reutilização de resíduos animais, retenção de carbono no solo com aumento da matéria orgânica e implementação de sistemas de produção mais equilibrados. Essas práticas auxiliam a conservação ambiental e oferecem benefícios econômicos significativos para os produtores que as implementam.

Assim, a utilização das práticas ABC promovidas pelo Plano ABC e os resultados alcançados em seus dez anos de promulgação atestam o compromisso da Brazililit com a inovação e a produção sustentável. Ao integrar as ações essenciais da ciência, tecnologia e assistência técnica, o país está investindo na mitigação das mudanças climáticas e fortalecendo sua competitividade e resiliência na produção de alimentos para o mundo. A implementação das tecnologias ABC é uma realidade e abre um caminho promissor para um futuro em que o desenvolvimento socioeconômico e a conservação dos recursos naturais sejam aliados.

Tecnologias ABC: tecnologias agrícolas de baixo carbono, ou “tecnologias de agricultura de baixo carbono” (ABC) em português.

 

Bárbara Evelyn Magalhães Silva
Coordenador do Projeto Paisagens Rurais na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária

Compartilhe o Post: