A Comissão Nacional da Mulher no Agronegócio, iniciativa da Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária (CNA), foi criada para aumentar o papel da mulher no Sistema CNA e defender o setor agropecuário como promotor da competitividade e do desenvolvimento do país.
Desde o seu lançamento em 2022, os representantes da Comissão —vindos de todos os estados brasileiros— têm se dedicado a compartilhar experiências, relatos de superação de obstáculos e histórias de sucesso que se tornaram ferramentas poderosas para fortalecer os objetivos da Comissão. A troca de conhecimento tem sido crucial para ampliar as ações de promoção do desenvolvimento do agronegócio e garantir o crescimento contínuo e sustentável do setor.
Compartilhar estratégias voltadas à segurança jurídica, à redução de custos e ao fomento à competitividade do agronegócio brasileiro tem sido prioridade para as mulheres que atuam no setor. Esses esforços uniram organizações de mulheres em todo o Brasil. Atualmente, 21 grupos estaduais vinculados ao Sistema CNA foram criados e estão operacionais, desempenhando um papel significativo como multiplicadores desta missão transformadora.
Além disso, a precisão, a organização e as capacidades de resiliência das mulheres têm sido essenciais para superar os desafios no campo e nas políticas públicas. Isso é ilustrado pelo trabalho em andamento para melhorar a educação no Brasil, com o papel ativo das mulheres na formulação e discussão do novo Plano Nacional de Educação —a ser implementado na próxima década— para preparar as gerações futuras para as demandas do agronegócio moderno.
Dessa forma, a trajetória das mulheres no agronegócio brasileiro busca mudar o setor, garantindo que ele continue sendo um dos pilares do desenvolvimento econômico brasileiro. Em busca de mais e melhores perspectivas, eles mostram que seu engajamento é crucial para o crescimento do agronegócio’, impactando positivamente as comunidades rurais e impulsionando o progresso do país.
Artigo de Liziana Rodrigues, Assessora Técnica da CNA
Fonte:
National Commission of Women in Agribusiness: Changing the Future of the Countryside