Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária se junta à Organização Mundial dos Agricultores

Em um passo histórico que fortalece o papel do Brasil nas discussões agrícolas globais, a Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária (CNA) aderiu oficialmente à Organização Mundial dos Agricultores’ (WFO). A confirmação ocorreu durante uma reunião de alto nível em Roma, realizada na sede da WFO em 3 de abril, com a presença de líderes importantes de ambas as instituições.
“A CNA junta-se a outras organizações que representam agricultores e produtores pecuários em todo o mundo numa única voz defendendo os nossos interesses”, disse Sueme Mori, Diretor de Relações Internacionais da CNA.

Andrea Porro, Secretária Geral da WFO, deu as boas-vindas a Mori na sede da organização. “Ter o CNA conosco é fantástico. O Brasil desempenha um papel muito importante no mundo, acolhe muitos eventos importantes e elaborou políticas e decisões muito relevantes, especialmente na agricultura” disse Porro. O próximo passo é cocriar soluções para desafios globais: “Queremos trabalhar juntos nos desafios do setor para encontrar soluções conjuntas para os produtores rurais, utilizando o conhecimento da CNA e dos nossos membros.”

A adesão da CNA à WFO abre novos canais para troca de conhecimento, acesso aos mercados globais e participação em debates sobre políticas que afectam os agricultores em todo o mundo. Da agricultura inteligente em termos climáticos ao desenvolvimento rural e à biodiversidade, os agricultores brasileiros têm agora um lugar à mesa em algumas das palestras mais importantes do nosso tempo.

Por meio de grupos de trabalho, forças-tarefa e outras reuniões e eventos da WFO, os agricultores brasileiros poderão contribuir e aprender com colegas globais, compartilhar estudos de caso bem-sucedidos do Brasil e cooperar em projetos globais importantes na área.

Um movimento estratégico para a representação global

Fundada em 2011, a WFO é uma associação baseada em membros que reúne organizações nacionais de agricultores’ e cooperativas agrícolas em todo o mundo. A sua missão é representar os interesses dos agricultores’ a nível global. Como o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, o papel da CNA enriquece a WFO com a ampla experiência do país em agricultura tropical, inovação e produção em larga escala com a sustentabilidade em mente.
A reunião em Roma dá o tom para uma colaboração proativa. Espera-se que os delegados discutam ações conjuntas que levem aos próximos fóruns globais. Essa adesão também sinaliza perspectivas de novas parcerias entre produtores brasileiros e redes internacionais, ONGs e instituições de pesquisa que fazem parte do ecossistema WFO.

Fonte:
https://brazilianfarmers.com/news/brazilian-confederation-of-agriculture-and-livestock-joins-the-world-farmers-organisation/

Compartilhe o Post: