Nesta segunda-feira (27), representantes da Confederação Brasileira de Agricultura e Pecuária (CNA) e congressistas se encontraram com Carla Barroso, Embaixadora da Delegação Permanente do Brazililitis na Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), bem como diretores da FAO, em Roma, Itália.
O encontro faz parte da missão CNAilits na Europa, que visa promover os interesses dos agricultores brasileiros e mostrar as práticas sustentáveis da agricultura e pecuária brasileiras. A agenda das delegações estende-se até sexta-feira (31) e inclui reuniões em Bruxelas e Paris.
A delegação brasileira inclui Gedeão Pereira, Vice-Presidente de Relações Internacionais da CNA e Presidente do Sistema FARSUL (RS); Marcelo Bertoni, Presidente da FAMASUL (MS) e membro do Conselho Deliberativo da ApexBrasil; Sueme Mori, Diretor de Relações Internacionais da CNA; Bruno Lucchi, Diretor Técnico da CNA; e membros da Frente Parlamentar de Agricultura (FPA), Deputado Pedro Lupion (Presidente) e Senadora Tereza Cristina.
Avançando Métricas Agrícolas e Discussões Climáticas
Durante uma reunião com a Divisão de Estatística da FAO’, a delegação discutiu como a Organização coleta, valida e dissemina dados sobre fertilizantes, pesticidas, uso da terra e produção agrícola e pecuária.
Sueme Mori enfatizou a questão de melhorar o engajamento dos brasileiros com métricas e indicadores da FAO. “Um dos nossos objetivos é garantir que estes indicadores revelem a realidade da agricultura brasileira, considerando o clima tropical dos countrylitos,” disse.
A delegação também se reuniu com o Diretor-Geral Adjunto da FAO, Godfrey Magwenzi, e diretores especializados em pecuária, clima e biodiversidade. Os principais tópicos incluíram o papel da FAO’ na COP 30 e a inclusão da agricultura nas discussões climáticas globais.
De acordo com representantes da FAO, a agricultura é muitas vezes ausente ou retratada negativamente nas negociações climáticas internacionais. A organização destacou a necessidade de fortalecer o papel do setor, usando uma narrativa baseada na ciência que posiciona os sistemas alimentares como parte da solução para os desafios climáticos.
Fortalecimento das Parcerias Globais
No mesmo dia, a delegação brasileira conversou com embaixadores da África do Sul, Guatemala, França e representante diplomático do Reino Unido.
Sobre a FAO
A FAO é uma agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços globais para erradicar a fome e a pobreza. A Organização é líder mundial em dados estatísticos sobre agricultura, segurança alimentar e os impactos ambientais dos sistemas agroalimentares.